Quadrivium - Associação Artística

A Quadrivium - Associação Artística, fundada em Maio de 2009, é uma associação sem fins lucrativos, que tem por objetivo a dinamização e o desenvolvimento do meio musical, bem como defesa da cultura e património artístico da Região, elegendo a juventude e o desenvolvimento do profissionalismo na música, como destinatários privilegiados da sua atividade. Na ação desta associação, pretende-se, em permanência, construir um espaço de realização artística, estabelecendo-se parcerias com outros agentes culturais da região.

A constituição da Sinfonietta de Ponta Delgada, no ano de 2011 foi o começo efetivo de um agrupamento profissional dentro da associação.

Atualmente a associação congrega em si os seguintes agrupamentos: Sinfonietta de Ponta Delgada, Ensemble de Cordas, Ensemble de Sopros, Quarteto Quadrivium, Arquinteto, Atlantic Brass Five e Quarteto de Saxofones dos Açores.

Ao longo dos últimos doze anos, a nossa ação tem adquirido um ritmo bastante intenso, garantindo-se no meio um evento sinfónico com periodicidade mensal, intercalado com outros de caris camerístico. Anualmente, tem vindo a ser garantido um evento operático, o qual faz congregar os esforços de outros organismos regionais, fazendo germinar áreas como, por exemplo, a cenografia e a encenação aplicadas à arte lírica. O grande incremento da atividade, após a atribuição, em 2018, de apoio sustentado e reconhecimento artístico, por parte da Direção Geral das Artes, do Ministério da Cultura, a que se juntam os apoios da Direção Regional da Cultura e de um conjunto de autarquias das ilhas de S. Miguel e de Santa Maria (Câmara Municipal de Ponta Delgada, Câmara Municipal da Lagoa, Câmara Municipal da Ribeira Grande, Câmara Municipal do Nordeste e Câmara Municipal de Vila do Porto).

Direção Musical

Amâncio Cabral
Amâncio Cabral
Amâncio Cabral

Diretor Artístico

Iniciou os seus estudos musicais no Conservatório Regional de Ponta Delgada, onde concluiu o curso complementar de música na classe de violino da professora Shelley Ross.

Em Lisboa, completou a licenciatura em Ciências Musicais, na Universidade Nova de Lisboa, e a Licenciatura em Instrumentista de Orquestra/Violino na Academia Nacional Superior de Orquestra, na classe do professor Aníbal Lima. Estudou ainda com António Anjos, Mark Gunderman, Dan Derry e Gerardo Ribeiro.

Integrou a Orquestra Sinfónica Juvenil e a Orquestra Académica Metropolitana, tendo colaborado com a Orquestra Metropolitana de Lisboa e com a Orquestra Sinfonietta de Lisboa. É membro fundador do Quarteto da Capo e da Orquestra de Câmara de Ponta Delgada, tendo integrado, também, diversas formações orquestrais nos Açores, destacando-se a sua função de chefe de naipe de 2º violinos na Orquestra Clássica Francisco Lacerda.

Desde 2011 estuda direção de orquestra com Jean Sebastien Béreau, integrando o Grupo da Ajuda. Trabalhou, também, com Adriano Martinolli d’Arcy e Alberto Roque. Diretor musical e maestro titular da Sinfonietta de Ponta Delgada, dirigiu ainda a Orquestra do Estágio Internacional de Leiria, a Banda Militar dos Açores, a Orquestra de Câmara da Guarda Nacional Republicana e a orquestra Filarmónica de Braga, bem como diversos coros da Região dos Açores. Desde 2002 é professor de violino e responsável pelas orquestras de cordas e pela Orquestra Sinfónica do Conservatório Regional de Ponta Delgada. É fundador e vice-presidente da Quadrivium – Associação Artística.

Músicos

Violino

Amâncio Cabral
Amâncio Cabral
Ana Oliveira

Ana Oliveira nasceu nos Açores 1996 e começou os seus estudos musicais aos quatro anos de idade na Matermúsica com Natália Zhilkina, tendo prosseguido com a mesma professora no Conservatório Regional de Ponta Delgada, onde veio a concluir o curso com classificação máxima. Até à data, trabalhou de perto com músicos e pedagogos de renome como Aníbal Lima, Irene Lima, António Anjos, Bin Chao, Arian Florescu, Paul Wakabayashi, Anna Melnik, Daniel Garlitsky, Leslie Boulin-Raulet, Agnes Sarosi, Emílio Moreno, entres outros. Tendo já colaborado com a Orquestra Gulbenkian, Sinfonietta de Ponta Delgada, Orquestra Clássica Francisco Lacerda, Orquestra Metropolitana de Lisboa, OCP Zero, Orquestra Académica Metropolitana, Concerto Moderno, entre outras, teve oportunidade trabalhar com Jan Zarzycki, Michael Zilm, Pedro Amaral, Jean-Marc Burfin, Pedro Neves, César Viana, Emílio Pomarico, Scott Sandmeier, Sebastian Perlowski, Kristjan Jarvi, Amâncio Cabral, entre outros. Foi selecionada por seis anos consecutivos para integrar a Orquestra de Jovens dos Conservatórios Oficiais de Música, onde tocou com os maestros Jean-Sébastien Bereau, Jacomo Bairos, Cesário Costa, Rui Massena, Eduardo Garcia-Barrios e Rodolfo Samglibeni. Licenciou-se em 2017 no curso Instrumentista de Orquestra na Academia Nacional Superior de Orquestra - Metropolitana, onde estudou com Aníbal Lima.

Terminou o Mestrado em Música na Escola Superior de Música de Lisboa na classe do professor Bin Chao em 2022. Atualmente continua a ter funções como membro fundador da Orquestra Quarivium, como 1ºviolino do Quarteto Quadrivium e Concertino Assistente da Sinfonietta de Ponta Delgada.

Amâncio Cabral
Amâncio Cabral

Finalizou o Mestrado em Ensino de Música na vertente de violino, na Universidade de Aveiro (2021) e desde 2017 trabalhou profissionalmente em orquestras, como são exemplo a Orquestra Clássica de Espinho, Orquestra Filarmónica de Braga e a Sinfonietta de Ponta Delgada, sob a direção de vários maestros, e foi criadora e co-criadora de alguns projetos artístico-sociais que partilhou com idosos, pessoas em situação de sem-abrigo e crianças. Atualmente destaca-se a parceria com Luís Senra - que resulta na performance "Reflexos de Origem" (poesia e música improvisadas) e em Workshops de sensibilização para a audição como ferramenta de autorreferência -, e o seu trabalho enquanto membro da Quadrivium, Associação Artística (desde 2022) - como 2° violino do Quarteto Quadrivium e da Sinfonietta de Ponta Delgada (realizando concertos a nível regional, nacional e internacional) e professora de violino. No âmbito didático, também enquanto membro da associação, criou "As aventuras da Bzz" (2025), obra musico-teatral para a 1a infância.

Paralelamente à área musical, tem trabalhado no âmbito da poesia, recitação e teatro. Em colaboração com a Palco de Ilusões, integrou o filme "O mistério do arquipélago flutuante", de Zeca Medeiros (2025), a curta-metragem "Reflexos" (2025), de direção de Francisco Rosas e "Poesia é para comer". Interpretou o papel de "Virgílio" da "Divina Comédia", numa encenação realizada por Eleonora Duarte (2024).

Tem também dois livros de poesia editados "Vindo do Coração" (2014) e "A quarta dimensão do amor" (2021).

Filipa Gomes

Viola

Amâncio Cabral
Amâncio Cabral
Beatriz Teves

Iniciou, aos seis anos, os seus estudos musicais no Conservatório Regional de Ponta Delgada, na classe de Violino da professora Lídia Medeiros. Começou a estudar Viola d’Arco no curso secundário de Música e concluiu o 8o grau na classe de violino e viola do professor Amâncio Cabral. Frequentou masterclasses sob a orientação de violetistas como Ana Bela Chaves, Christophe Desjardins, Dorothea Voguel e Christian Euler. Ao longo do seu percurso, tem trabalhado com maestros como Amâncio Cabral, Peter Stark, Julien Benichou, Jean-Sébastien Béreau, Jean-Marc Burfin, Pascal Verrot, Rui Pinheiro, Pedro Neves, e na vertente de Música Antiga, António Carrilho.

Foi por duas vezes selecionada para integrar a Oj.com (Orquestra Jovem dos Conservatórios Oficiais de Música), em 2015 sob a direção do maestro Ernst Schelle e em 2016 sob a direção do maestro Pedro Andrade. Frequentou o curso de Instrumentista de Orquestra da ANSO – Academia Nacional Superior de Orquestra, na classe de Viola e Música de Câmara do Professor Paul Wakabayashi.

Licenciada, em 2019, pela ESART - Escola Superior de Artes Aplicadas, Instituto Politécnico de Castelo Branco, no Curso de Música – Variante Instrumento, na classe de Violeta do Professor António José Pereira.

Integrou o naipe de Viola do EGO – Estágio Gulbenkian para Orquestra, nas edições de 2018 e 2019, sob a direção de Dietrich Paredes e Joana Carneiro, respetivamente. Em ambos os anos foi selecionada para integrar o programa Side-by-side com a Orquestra Gulbenkian, sob a direção de Lorenzo Viotti.

Em 2019, foi selecionada para integrar o naipe de Viola da Orquestra Sem Fronteiras, com a qual se apresentou regularmente em concertos.

Presentemente integra os quadros da Quadrivium – Associação Artística, como membro da Sinfonietta de Ponta Delgada, Formadora e Viola do Quarteto Quadrivium.

Violoncelo

Amâncio Cabral
Amâncio Cabral
Simão Lamego

Simão Lamego nasceu em 2002, em Vila Nova de Famalicão, iniciando os seus estudos musicais aos 10 anos de idade. Em 2017 ingressou na ARTAVE, na classe do professor Jaroslav Mikus, com quem estudou até 2020. Nesse mesmo ano, prosseguiu a sua formação na ESART, sob a orientação do professor Miguel Rocha, tendo ainda trabalhado com os professores Catherine Strynckx, Ana Raquel Pinheiro, Samuel Santos e Raquel Andrade.

Foi finalista do London International Music Competition em 2022 e, em dezembro de 2023, obteve o 2.º prémio na 12.ª edição do Concurso de Cordas Cidade de Vigo (Categoria D – Violoncelo).

É membro fundador e Primeiro Violoncelo do Sexteto Ignis, com o qual recebeu a Special Mention Recognition no London Classical Music Competition (2022). Em maio desse ano, iniciou uma digressão nacional dedicada aos sextetos de Joly Braga Santos, ao Sexteto n.º 2 de Johannes Brahms e a Verklärte Nacht de Arnold Schoenberg.

Frequentou masterclasses com violoncelistas de renome internacional, como Paulo Gaio Lima, Stefan Popov, Ophélie Gaillard, Matias de Oliveira Pinto, Robert Cohen, Frans Helmerson e Xavier Gagnepain.

Foi membro de diversas orquestras jovens, como a APROARTE e a AMYO, e colabora regularmente com a Jovem Orquestra de Famalicão, a Orquestra Ópera na Academia e na Cidade e a Orquestra do Distrito de Braga. Em música de câmara trabalhou com professores como António Carrilho, Fabrizio Scalabrin, Serena Bicego, Miguel Romea e Isabel Pimentel.

Teve ainda a oportunidade de atuar sob a direção de maestros como Maxime Tortelier, Peter Askim, David Bruchez, Pedro Lopes, Dinis Sousa, Pedro Carneiro, Nuno Coelho, Miguel Romea e José Eduardo Gomes.

Atualmente, integra a Quadrivium - Associação Artística, onde é membro da Sinfonietta de Ponta Delgada e do Quarteto Quadrivium.

Contrabaixo

Amâncio Cabral
Amâncio Cabral
Margarida Penha

Margarida Ferreira começou os seus estudos aos 8 anos de idade no Conservatório de Música do Porto com o professor Jean-Marc Faucher.

Formou-se em contrabaixo pela ESMAE e fez um Mestrado em Ensino de Música pela Universidade do Minho. Durante os seus estudos, participou num intercâmbio Erasmus no Trinity Laban Conservatoire of Music and Dance, em Londres, onde foi orientada por Leon Bosch. Terminou o Mestrado em 2022 após comcluir o seu estágio no Conservatório de Música do Porto, onde trabalhou com Joel Roriz e Fernando Marinho.

Em 2019, começou a sua carreira docente na Academia de Música de Vila Verde, tendo posteriormente lecionado, na Academia de Música Silva Monteiro, no Colégio Didálvi e Pallco Performing Arts School & Conservatory. Atualmente leciona no Conservatório Regional de Ponta Delgada.

Além do seu trabalho docente, a sua experiência orquestral inclui colaborações com a London Symphony Orchestra no programa LSO String Experience, na orquestra BYSIOC e em projetos com o Remix Ensemble, onde participou na interpretação da Sinfonia nº 2 de Mahler sob a direção de Peter Rundel. Para Além disso, trabalhou de perto com músicos e pedagogos de renome como Jean Ané, Diego Zecharies, Petru Iuga, Antonio Cienfuegos, Dan Styffe, Thierry Barbé, Alberto Boccini, Nuno Arrais, Rusten Gabdullin, Mario Maurano, Chritophe Picot and Bernard Salles. Atualmente é membro na Orquestra Quadrivium.

Apoie a Quadrivium - Associação Artística

A Associação depende do financiamentos obtido junto de entidades públicas e privadas, bem como do apoio de pessoas singulares.

Se for seu desejo, pode ser patrono da nossa causa e ajudar-nos a divulgar a arte e o património açorianos.

Pode fazer o seu donativo:

Quadrivium - Associação Artística

IBAN - PT50 0160 0100 0069 6510 0024 0

Pedimos que nos envie comprovativo de transferência e os respetivos dados para emissão de recibo para:

quadryvium@gmail.com